skip to main | skip to sidebar

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Os perigos de comer fora de casa - Cuidado com o lugar aonde você come!

Olá  meninas o post de hoje os riscos que corremos por comer fora de casa principalmente em lugares que a higiene e assepsia com o manuseio dos alimentos que vão ser servidos para as pessoas,vale lembrar de que não estou generalizando pois existem lugares que tem sim qualidade e higiene!
Então vem comigo saber os riscos que estamos correndo se não escolhermos os lugares adequados e também das comidas rápidas e nada saudáveis vendido nas ruas.


Com a correria do dia-a-dia  comer fora de casa virou um hábito de muitas pessoas ,principalmente daquelas pessoas que trabalham em período integral e não podem ficar indo em casa para se alimenta bem.Há aquelas pessoas que não comem diariamente em estabelecimentos,mas não abrem mão de livrar-se do fogão em alguns dias da semana,seja por necessidade,seja por opção,fazer refeições fora de casa pode oferecer riscos a sua saúde!
A falta de higiene do local e o manuseio inadequado dos alimentos são caminhos para a proliferação de bactérias.No mês de maio por exemplo, a Vigilância Sanitária do Rio  de Janeiro recolheu mais de 50% dos salgados de pastelarias espalhadas pela cidade porque estavam contaminados com bactérias típicas de fezes humanas e de ferimentos!!!Durante a vistoria foram reveladas péssimas condições de higiene,animais circulando na cozinha e lixo mal acondicionado,e pasmem as bactérias que foram encontradas no salgados eram provenientes de funcionários que não lavavam as mãos após usar o banheiro e manuseavam os alimentos servidos aos clientes.


Descuido no preparo das refeições são as principais causas de doenças transmitidas por alimentos(DTA),existem mais de 250 tipos ,sendo que a maioria corresponde a infecções provocadas por bactérias,vírus e parasitas.Elas podem causar diarreia,vômitos,náuseas,dores abdominais,e diversas doenças como gastrite,úlceras e outros ,e em alguns casos até a morte como ocorreu com uma empresária em Trancoso-Bahia após consumir um alimento contaminado de um vendedor na praia.


Fatores a se observar antes de comer em algum estabelecimento:

1- No entorno do estabelecimento: se fica longe de rede de esgoto,lixo e de animais.

2- Na limpeza interna: os cestos de lixo devem estar vazios e o chão limpo.

3- Nas mãos dos funcionários: sem anéis,pulseiras,unhas cortadas,limpas e sem esmalte e se estiver manuseando alimentos tem que estar de luva!

4- Na vestimenta: uniformes e aventais limpos e redinhas que cobrem cabelos e orelhas.

5- Nos balcões térmicos,geladeiras e estufas: neles devem estar armazenados ou expostos os alimentos,pela aparência dará para perceber se estão refrigerados.

Recomendações para quem vende alimentos!
- Alimentos quentes devem ser expostos a uma temperatura mínima de 60 graus celsius por até no máximo 6 horas, se estiverem acima de 65 graus podem ficar até no máximo 12 horas.

- Alimentos frios devem ficar durante menos tempo e por isso devem ficar a até 10 graus celsius por até quatro horas e acima disso por no máximo duas horas.


Você pode achar tudo isso exagerado mas lembre-se é a sua saúde que está em risco e com saúde não se brinca,fique atento e previna futuros problemas!

Esse foi o post de hoje espero que tenham gostado!
Beijos até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário